008 - Dinâmica das Mãos Dadas



Olá, pessoal!

Hoje eu trouxe uma dinâmica perfeita para exercitar o trabalho em equipe, tema recorrente não só no mundo corporativo, mas em qualquer ambiente social.
Nesse contexto, a dinâmica das mãos dadas pode ser uma ferramenta útil para melhorar a percepção dos colaboradores e alunos em relação ao trabalho em equipe. Essa dinâmica é rápida e simples de ser realizada, mas pode trazer resultados positivos para o dia a dia do trabalho ou de sala de aula.

Vamos para ela?

Materiais: Um aparelho em que você possa tocar uma música ou um cronômetro.

Competências e habilidades trabalhadas: Colaboração, comunicação, empatia, flexibilidade e liderança.

Procedimento:Reuna a equipe em uma sala e solicite que todos formem um círculo de mãos dadas. Essa posição física já sugere a união e a interdependência entre os membros do grupo. Em seguida, cada participante deve ser orientado a memorizar quem está do seu lado direito e do seu lado esquerdo.

Depois disso, o facilitador da atividade deve pedir que a equipe se disperse. É importante frisar que nesse momento os colaboradores não devem conversar entre si sobre a dinâmica, pois isso pode comprometer o processo de memorização da posição de cada um no círculo inicial.

Você, como facilitador pode colocar uma música para auxiliar o processo e as pessoas se sentirem menos tensas.

Ao pausar a música, peça para que todos se reunam no centro da sala de maneira rápida, e quando lá estiverem, peça para que, de onde estão, segurem com a mão direita a mão da pessoa que estava à sua direita, e com a sua mão esquerda a pessoa que estava a sua esquerda.

O último desafio é alcançar o círculo grande novamente, sem soltar as mãos.

Será necessário que a equipe faça algum malabrismo. Mas com certeza será bem divertido e desafiador.

Ah! É claro!

Não esqueça de passar um feedback sobre a atividade. Pergunte aos participantes o que eles sentiram mais dificuldade, e se houve alguém que eles percebiam uma liderança maior.

É importante debater o que é necessário para um bom trabalho em equipe: comunicação assertiva, empatia, flexibilidade, liderança e colaboração.

É interessante que os participantes entendam que essa dinâmica pode ser aplicada em outras situações cotidianas de trabalho ou escola, como no desenvolvimento de projetos em equipe, na realização de reuniões produtivas e na busca por soluções criativas para problemas.

Enfim, a dinâmica das mãos dadas é uma ferramenta simples, mas eficaz para melhorar a percepção dos colaboradores em relação ao trabalho em equipe. É uma forma lúdica de estimular a comunicação e a união entre os membros de uma equipe, o que pode gerar resultados positivos para o grupo.

Não esquece de me passar um feedback depois de aplicar!

0 Comentários

FRASE

“Esqueça o substantivo. Faça o verbo.”

Austin Kleon

Seu Nome:


Seu E-mail: (obrigatório)

Sua mensagem: (obrigatório)