010 - Plant-for-the-planet: Um trilhão de árvores é possível?




O ano era 2007. Felix Finkbeiner, um garoto alemão de apenas 9 anos, por meio de uma pesquisa da escola sobre crise climática, conheceu a iniciativa The Green Belt Movement, da queniana Wangari Mathai, ambientalista e primeira mulher africana a vencer o Prêmio Nobel (2004). Impulsionado pelos grandes problemas que descreveu em seu trabalho, ele começou a ideia de plantar um milhão de árvores em cada país do mundo, o que mais tarde virou a iniciativa Plant-for-the-Planet.

O problema:

Árvores já são conhecidas como um importante sequestrador de carbono: elas absorvem dióxido de carbono (CO2) da atmosfera durante o processo de fotossíntese, o que auxilia no combate à mudança climática. Além disso, as árvores são essenciais para a saúde de diversos ecossistemas, servindo como habitat para espécies de animais e plantas, protegem o solo contra erosão, além de poderem influenciar nos ciclos de chuva de uma região. 
Infelizmente, o desmatamento em todo o mundo é preocupante. A cada ano, bilhões de árvores são perdidas, fazendo com que a crise climática  se agrave, além de que milhões de animais percam seu habitat.
De acordo com pesquisa da própria iniciativa, o mundo possui cerca de 3 trilhões de árvores. O potencial da iniciativa é chegar a 4 trilhões com a meta de um trilhão de novos plantios.

A iniciativa:

Wangari Maathari era uma professora de anatomia veterinária que ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2004, por fundar o Green Belt Movemement. Esse programa pagava a mulheres rurais da região do Kênia a plantar árvores ao redor de suas casas, na década de 70. Com esse programa ela chegou a plantar mais de 30 milhões de árvores.

Junto com a ONU, Maathai lançou o Programa Plant for the Planet, que visava o plantio de 1 bilhão de árvores em todo o mundo, em 2006. Foi esse trabalho que inspirou Felix a criar um movimento infantil também chamado Plant-for-the-Planet. Esse movimento o fez se tornar um líder ambiental juvenil na Alemanha, fazendo com que alcançasse o posto de realizar um discusso em frente a ONU, sugerindo o plantio de um trilhão de árvores. 

Após a morte de Maathai em 2010, o seu Programa Plant for the Planet junto com a ONU, e o seu compromisso do plantio das árvores foram entregues à Plant-for-the-Planet de Felix.

Com o intuito de restaurar ecossistemas e diminuir os efeitos da crise climática, o Plant-for-the-Planet investe no desenvolvimento de softwares e análise de dados para o monitoramento das áreas degradadas e plantadas. Os principais softwares são o TreeMapper, uma coleção de dados para monitoramento e análise das árvores plantadas e o FireAlert*, um aplicativo que utiliza sistema da NASA e notifica no seu telefone e e-mail quando qualquer anomalia na temperatura seja detectada na sua área de plantio.

Plant-for-the-Planet promove dicas importantes para o desenvolvimento desse projeto em qualquer lugar no mundo, como análise do ambiente que será reflorestado para evitar destruição de ecossistemas naturais; métodos de plantio; seleção de espécies para determinada área, programa de monitoramento entre outros. Além disso, a iniciativa foca na educação dos pequenos Embaixadores da Justiça Climática, crianças e jovens que são empoderados, aprendem sobre o tema e se tornam multiplicadores do projeto. Eles já são quase 100 mil jovens, em 75 países, incluindo o Brasil:

Desde o seu início, o Plant-for-the-Planet já plantou e financiou mais de 20 milhões de árvores e arrecadou mais de 55 milhões de euros para organizações independentes através de sua plataforma entre os anos de 2018 e 2021. A iniciativa se apresenta como uma forte representação do tema, que conta com outras tantas iniciativas pelo mundo! Quer conhecer mais?  

Não esquece de me contar que outras iniciativas você quer ver por aqui.


Vocês podem conhecer mais sobre essa iniciativa acessando:
Site Oficial | Instagram | YoutubeInstagram Plant for the Planet Brasil


*Lançamento previsto para o verão de 2023 (inverno no pólo Sul)

Esse projeto atende os seguinte ODS:
Sugestão de leitura:

Felix Finkbeiner: Planting trees and ideas - Believe.Earth (em inglês)
“Plant For The Planet” Is Saving Our Planet By Planting Trees In Mexico - Intelligent Living (em inglês).

0 Comentários

FRASE

“Esqueça o substantivo. Faça o verbo.”

Austin Kleon

Seu Nome:


Seu E-mail: (obrigatório)

Sua mensagem: (obrigatório)