014 - Dinâmica do Elogio Anônimo




Para aproveitar o Dia dos Namorados hoje temos aqui mais uma dinâmica e dessa vez vai ser uma para dar um boost de ânimo na equipe e trabalhar a empatia

Por vezes podemos lidar com situações dentro de sala de aula e até mesmo no trabalho com colegas com um pouco de falta de autoestima ou ainda com alguns conflitos dentro da equipe. Essa é uma daquelas dinâmicas que pode te ajudar nesse momento. Vamos para ela?


Materiais: Caneta e papel

Competências e habilidades trabalhadasEmpatia e mediação de conflitos

Procedimento: Distribua uma folha de papel e uma caneta para cada colaborador e peça para que eles escrevam o próprio nome no topo da folha.

Peça para que eles passem o papel um para o outro. Aqui você tem duas opções: (1) Evite uma ordem pre-estabelecida para evitar que eles saibam a ordem de quem escreveu - essa opção é ótima para grupos pequenos, que possuam espaço para se locomover (você pode até adicionar uma musiquinha para deixar mais dinâmico); ou (2) Disponha as pessoas em círculo para ordenar melhor e fazer com que todos escrevam no papel de cada um - essa opção é melhor para grupos grandes e que não podem ter muita movimentação no espaço.

Ao receber o papel de outra pessoa, o participante irá escrever qualidades que essa pessoa possui e que ele mais admire. Pode ainda escrever sobre bons momentos entre eles. Oriente para que eles não escrevam coisas negativas.

Repita o processo até que todos escrevam algo de positivo uns dos outros e devolvam a folha para o dono.

A pessoa receberá a folha com seu nome de volta e verá apenas os elogios, sem saber o remetente, podendo enxergar qualidades destacadas por seus colegas que possivelmente nem ela conseguiria identificar em si.

Uma dica, em equipes que estão à distância ou home-office, você pode utilizar o Padlet, que eu já comentei aqui!

Essa dinâmica é muito boa e eu já participei e apliquei algumas vezes. Ela é ótima para diminuir atritos dentro da equipe, já que força os envolvidos a pensarem em algo positivo do colega, coisas que após desavenças é complicado imaginar do próximo.


Já sabe, né? Se aplicar, não esquece de me contar como foi!

0 Comentários

FRASE

“Esqueça o substantivo. Faça o verbo.”

Austin Kleon

Seu Nome:


Seu E-mail: (obrigatório)

Sua mensagem: (obrigatório)