015 - Timetoast: Linha do tempo interativa e colaborativa




Hoje é uma daquelas dicas que os professores de História vão adorar. Mas é claro, não só eles! Afinal de contas história está em qualquer matéria/assunto que queira abordar.
Hoje eu trago para vocês o Timetoast, uma ferramenta que permite que você crie linhas do tempo e o melhor: interativas.
Depois de prontas, elas funcionam em qualquer dispositivo e podem ser atualizadas sempre que precisar, o que faz dela uma ótima ferramenta para pesquisadores e jornalistas que estejam estudando um determinado assunto que esteja ocorrendo agora.

O Timetoast permite que você adicione eventos e períodos de tempo. O maravilhoso é que a escala de tempo vai se autoajustando, então você não precisa ficar fazendo e refazendo a todo momento. Ele permite zoom e uma navegação muito boa pela linha do tempo.
A colaboração é outra grande funcionalidade fornecida pelo Timetoast. Os usuários podem conceder acesso em grupo ou individual às suas linhas do tempo criadas. Eles também podem convidar membros novos ou existentes do Timetoast para seus grupos, e muito mais. As linhas do tempo criadas podem ser visualizadas de duas formas (horizontal e vertical) e compartilhadas usando várias opções. É possível publicar elas e elas terão um link de acesso que poderá ser compartilhado em redes sociais, e se você tiver algum plano pro, pode incorporar elas em um site ou blog.

Vale a pena dar uma passeada nas timelines já criadas por alguns usuários para se inspirar. Recomendo principalmente as de biografias. Depois de algum tempo olhando algumas delas, eu imagino que esse site possa ser ótimo para montar um currículo, ou portfolio com link para os seus principais trabalhos.
Timeline da vida do Alan Turing, por kyledelmore

Uma outra sugestão é utilizá-lo como ferramenta na aula sobre Projeto de Vida para os professores do ensino médio.

Esse eu gostei bastante. Se você conhece algum site que tenha uma função parecida, não esquece de me avisar!

0 Comentários

FRASE

“Esqueça o substantivo. Faça o verbo.”

Austin Kleon

Seu Nome:


Seu E-mail: (obrigatório)

Sua mensagem: (obrigatório)